Uma das etapas essenciais de uma construção ou reforma é a cobertura do espaço, isso porque, caso não seja realizada de maneira correta ou com os materiais apropriados, pode causar não somente um enorme prejuízo financeiro, como também representar um grave risco à integridade e segurança dos frequentadores do local. As telhas de fibrocimento consistem em um tipo de cobertura extremamente resistente, de longa duração, leve, adaptável às mais diversas edificações e de fácil instalação. Para que todos esses benefícios sejam alcançados, porém, é preciso entender algumas regras básicas de armazenamento e colocação dessas peças. Para ajudar nesse processo, elaboramos este guia completo. Continue com a sua leitura e confira.

 

MODELOS DE TELHAS DE FIBROCIMENTO

O primeiro passo é entender que existem diversos modelos de telhas de fibrocimento, cada um desses modelos de telhas de fibrocimento possui tamanhos, espessuras e até mesmo cores diferenciadas, podendo atender distintos tipos de projetos. Nesse cenário, cada telhado também exige peças complementares diferentes e em quantidades específicas. É fundamental solicitar a orientação de um técnico experiente ou contar com o auxílio do próprio fabricante para garantir a compra de materiais apropriados, tanto em relação ao modelo, como no tocante a quantidades.

 

COMO ARMAZENAR AS TELHAS DE FIBROCIMENTO?

Como é de se imaginar, a maneira correta de se armazenar as telhas de fibrocimento depende do tipo de telha. No geral, é possível empilhar as telhas tanto no sentido horizontal (telhas deitadas, uma por cima da outra), quanto no sentido vertical (telhas posicionadas “em pé” sobre calços especiais). A quantidade máxima de telhas empilhadas também varia dependendo do modelo. Outro ponto a se ficar atento é a inclinação adequada para esse armazenamento, evitando sobrecarga no peso dessas telhas e, consequentemente, quebras que resultem em acidentes e prejuízos.

 

PRINCIPAIS DICAS DE INSTALAÇÃO

Para instalar as telhas de fibrocimento, algumas dicas são fundamentais. Confira:

Tome cuidado ao manusear as telhas: alguns modelos e tamanhos de telhas permitem que o manuseio seja realizado por apenas um operador, enquanto outros necessitam de 2 até 4 pessoas, inclusive com auxílio de caibros.

Içamento: a maneira de levar as telhas até a cobertura vai depender diretamente do tipo de projeto. Por exemplo, em casos de construções térreas, esse processo pode ser feito por meio de rampas. Para construções maiores, porém, é necessário utilizar guinchos, roldanas ou elevadores de obras;

Fique atento ao se locomover sobre o telhado: jamais caminhe sobre as telhas, independentemente de quão resistente seja o modelo escolhido. Podem ocorrer acidentes, colocando em risco a sua integridade e de outras pessoas na obra, assim como causar fissuras, quebras e vazamentos. O ideal é colocar tábuas de madeira na direção das terças e novas tábuas por cima destas, cruzando-as. E, então, caminhar sobre essa estutura;

Fixação, cortes de canto e pintura: por fim, é preciso realizar a fixação correta das telhas, sempre se atentando aos tipos de fixador, conjunto de vedação e pontos de apoio, assim como os cortes de canto, que consistem nos encaixes das telhas sobrepostas. A pintura é o acabamento do telhado e opcional. Caso desejado, o recomendável é que ela seja feita com tinta acrílica à base de água, que oferece resistência às mudanças climáticas.

Depois desse guia tenho certeza que estará pronto para comprar suas telhas de fibrocimento!
Aproveite nossas promoções na nossa loja CLICANDO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *